Sousa e João Pessoa – Mais de 300 prefeitos de municípios localizados na região semi-árida do Nordeste Setentrional estão se mobilizando para criar a Frente Municipalista pela Integração do São Francisco. O objetivo é unir forças em defesa do empreendimento do Governo Federal e contrapor ações aos argumentos dos opositores do projeto. “Temos que sair da posição confortável em que nos encontramos para apoiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mostrar a importância do Projeto São Francisco para a sobrevivência do nosso povo”, afirmou o prefeito de Sousa (PB), Salomão Gadelha, idealizador da Frente.
A instalação oficial da Frente deve acontecer ainda na primeira quinzena de fevereiro. “A situação é urgente, por isso estamos convocando os prefeitos dos Estados beneficiados – Paraíba, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte – para uma reunião logo depois do carnaval. De lá já sairemos como uma agenda pró-ativa de ações e eventos para balizar nossos próximos passos”, contou Gadelha. Ao lado do prefeito de Sousa, participam da organização os prefeitos paraibanos de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, de Patos, Nabor Wanderley, e de Monteiro, Lourdinha Aragão.
Para dar maior amplitude às suas ações, a Frente Municipalista deverá atuar conjuntamente com outros movimentos em defesa do Projeto São Francisco, entre os quais o liderado pelo deputado federal Marcondes Gadelha (PTB-PB), do qual fazem parte as bancadas parlamentares federais e estaduais das unidades federativas que serão beneficiados pela obra.
Urgência
A urgência na implantação do Projeto São Francisco pode ser vista, por exemplo, no município de Sousa. “O principal reservatório da cidade já está operando com apenas 10% da sua capacidade e isso apenas um ano depois de eu ter decretado estado de calamidade pública em razão das fortes chuvas que inundaram nossa cidade”, contou Gadelha. “Há pouco mais de dois anos, Campina Grande, a maior cidade do interior da Paraíba, enfrentou sérios problemas com a escassez de água, limitando o abastecimento à população em apenas duas vezes por semana. O mesmo cenário começa a se repetir”, acrescentou, referindo-se ao racionamento já em vigor na segunda maior cidade da Paraíba.
Para o prefeito de Sousa, a oferta de água está diretamente relacionada ao índice de desenvolvimento humano e econômico de uma sociedade. “Sem ela, estaremos fadados ao subdesenvolvimento, marcado não só pela pobreza generalizada, mas também pelo surgimento de doenças, como a hanseníase, causadas pela falta de condições para a higiene básica”, avaliou Gadelha. “Queremos água para garantir uma vida digna aos nossos conterrâneos, nada mais”, desabafou.
Ao lado dos prefeitos que integram a Frente Municipalista pela Integração do São Francisco, Gadelha defende a utilização das águas do Velho Chico também para atividades econômicas. “Este uso, é claro, seria feito somente nos anos hidrologicamente favoráveis. Com eles poderemos investir em agriculturas temporárias como a do tomate e assim contribuir com a riqueza nacional”, considerou.
Comitê de Defesa
Em João Pessoa, o deputado federal Marcondes Gadelha (PTB) reuniu-se hoje pela manhã com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), José Mário Porto, para tratar da criação do Comitê de Defesa da Transposição do Rio São Francisco. A OAB, como adiantou o parlamentar, será uma das entidades representativas que fará parte do Comitê, que deverá ser instalado, após o carnaval, em uma sessão especial na Assembléia Legislativa.
De acordo com Marcondes Gadelha é de fundamental importância a criação deste Comitê para uma maior mobilização em favor da integração de bacias na Paraíba, porque o tema será trabalhado de forma sistematizada, concreta e solidária, com a participação de todos os segmentos da sociedade civil organizada, entidades religiosas, de classe, clubes e serviços, além de instituições do setor produtivo, como a Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep) e a Federação da Agricultura (Fetag), entre outras.
Projeto São Francisco
O objetivo da integração de bacias é captar 26 metros cúbicos por segundo (m³/s) das águas do Velho Chico, ou 1% do volume que o rio despeja no mar, para abastecer as bacias dos rios Jaguaribe (CE), Apodi (RN), Piranhas-Açu (PB e RN), Paraíba (PB), Moxotó (PE) e Brígida (PE). Essas águas serão usadas para o abastecimento humano e dessedentação animal e, somente nos anos hidrologicamente favoráveis, para o desenvolvimento de atividades econômicas.
O empreendimento prevê a construção de dois canais – o Leste levará água para Pernambuco e Paraíba, e o Norte, já denominado de Celso Furtado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atenderá aos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. As captações serão feitas em dois pontos: em Cabrobó e no lago da Barragem de Itaparica, ambos abaixo da Barragem de Sobradinho.
O Ibama está conduzindo o processo de concessão da licença ambiental do Projeto São Francisco, que prevê a realização de mais duas audiências públicas. As próximas estão marcadas para Aracaju (na segunda-feira, 31) e Maceió (2 de fevereiro).
SIGINOS DIARIOS
ACOMPANHE A LUA NO SEU PERCURSO MINUTOS HORAS DIAS E SEMANAS DENTRO DOS MESES DO ANO
==========================================================
GENTILIDADE GRUPO SANTA BARBARA MADRINHA SEVERINA
M C R PNEUS VEREADOR KLEBER LIMA A SERVIÇO DAS COMUNIDADES
VER O TEMPO REAL DOS CÉUS DIARIAMENTE E ATUALIZADO
o tempo para a COMUNIDADE SERRAGEM ZONA NORTE OESTE
O MEDIDOR DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA PEDE SOCORRO
VISITANTES
AGRADECEMOS OS VISITANTES QUE SEGUEM O COMPORTAMENTO DA TEMPERATURA DO MEIO AMBIENTE TODOS PREOCUPADOS.!doctype>
!doctype>
CULTURA BRASIL
Cultura FM - Controle Remoto
!doctype>
CORREIO SAT 98,3 JOÃO PESSOA PB
Correio SAT
!doctype>
controle remoto
você está ouvindo
a Seguir
-
h
Correio SAT
98 FM - João Pessoa - 98.3
Mix FM - João Pessoa - 93.7
98 FM - Campina Grande - 98.1
Mix FM - Campina Grande - 105.9
Correio do Vale FM - 106.1
Itabaiana FM - 105.1
Guarabira FM - 90.7
São Bento FM - 89.7
Correio da Serra FM - 100.3
Santa Maria FM - 93.9
Correio do Agreste FM - 101.9
Max Correio FM - 91.3
© Sistema Correio de Comunicação
v2.41 <TI-WEB>
Nenhum comentário:
Postar um comentário