4
As Atividades Econômicas do Município de Cajazeiras
Considerações Gerais
A população do município de Cajazeiras se dedica às mais diversas ocupações. Há pessoas que trabalham na agricultura, enquanto outras estão empregadas nas indústrias, no comércio, nos bancos e nas repartições federais, estaduais e municipais. Assim, cada um, com o seu trabalho, contribui para a economia do nosso município.
As atividades econômicas estão classificadas em três setores:
- O setor Primário – compreende a agricultura, a pecuária, a pesca e a extração de produtos vegetais e minerais.
- O Setor Secundário – abrange as atividades ligadas às indústrias.
- O Setor Terciário – diz respeito ao comércio, ao turismo, aos bancos, aos transportes e aos serviços de saúde e de ensino.
Como você pode observar, esses setores referem-se tanto às atividades rurais quanto às urbanas.
Vamos ver como algumas são praticadas em nosso município.
A Agricultura
A Agricultura é a principal atividade econômica do município de Cajazeiras, contribui com o maior volume de nossa produção. Dentre os vários produtos existentes na nossa agricultura, hoje podemos destacar o feijão, o milho, o arroz, e os produtos da agricultura irrigada, como o coco, a banana e produtos de horticultura.
Agricultura de Subsistência (Sítio Penha).
O município de Cajazeiras possui uma agricultura com muitos problemas que precisam ser superados.
As técnicas agrícolas utilizadas ainda são muitas atrasadas. Disso resulta um baixo rendimento das plantações.
A má distribuição das terras é outro problema grave da agricultura do nosso município. Os latifúndios pertencem a poucos donos e, em contraste, há um grande número de agricultores sem terra que trabalham para outras pessoas e vivem em situação de grande pobreza.
O algodão arbóreo ou mocó
Até a década de 70, o algodão foi o principal produto agrícola cultivado no município de Cajazeiras, associado à criação de gado e ao plantio de feijão e milho.
Destacou-se como a melhor fibra do mundo para a produção de tecidos. As sementes eram utilizadas na fabricação de óleo comestível e torta para a alimentação do gado.
Atualmente, a produção de algodão no município de Cajazeiras não tem expressão econômica. Isso se deve à falta de incentivo do poder público, às secas constantes, o êxodo rural, à praga do bicudo e principalmente à concorrência da fibra sintética no mercado mundial.
A Pecuária
A criação de gado no município de Cajazeiras iniciou no período colonial, quando foram instalados, no Estado da Paraíba, os primeiros engenhos de açúcar. Nessa época, os animais eram criados nas terras dos próprios engenhos. Serviam como alimento e eram utilizados para mover as moendas.
Com o tempo, os rebanhos foram crescendo e se deslocaram em direção ao interior. Assim, surgiram as primeiras fazendas no Agreste e depois no Sertão.
Nessas áreas, o gado vivia solto e se alimentava das pastagens naturais que ali cresciam. No Sertão, as maiores fazendas se localizavam nos vales dos rios Piranhas e do Peixe.
Até hoje, o gado nessa região é criado como na época colonial, os animais vagueiam pela caatinga, não são confinados em estábulos e quase não há pastagens cultivadas.
Além do gado bovino (bois e vacas), no município de Cajazeiras, criam-se também caprinos (bodes e cabras), suínos (porcos), asininos (jumentos), muares (burros e mulas) e eqüinos (cavalos e éguas).
No nosso município predomina a pecuária extensiva, em que os rebanhos são criados soltos.
A Pesca
A pesca é uma atividade econômica de pouca expressão no nosso município, destaca-se, principalmente, nos açudes de Engenheiro Ávidos e Lagoa do Arroz.
A pesca é praticada por pescadores da região de forma artesanal e por pescadores profissionais vindo de outras regiões.
Atividade pesqueira no Açude Lagoa do Arroz.
As principais espécies de peixes existentes e exploradas nos açudes e barragens do município de Cajazeiras são: tilápia, curimatá, traíra, sardinha, branquinha, piau, pescada e tucunaré.
A Indústria e Energia
A indústria é a atividade econômica que transforma matéria-prima em diferentes produtos destinados ao uso e consumo da sociedade humana. A madeira é transformada em móveis. O couro é transformado em sapatos, bolsas e em outros bens. O leite é transformado em queijo, manteiga, creme, etc. Estes são alguns exemplos do trabalho da indústria.
Para instalação de uma indústria é necessário muito dinheiro, boas estradas, energia elétrica, mão-de-obra especializada, matéria prima para a fabricação dos produtos e consumidores para comprar os produtos.
A atividade industrial no município de Cajazeiras teve início ainda século XIX com as bulandeiras, equipamentos movidos por dois bois que beneficiavam o algodão, separando o caroço da pluma. Mas com o advento da máquina a vapor no Brasil as bulandeiras foram substituídas por máquinas que ampliaram a produção.
Nas décadas do século XX foram implantadas as primeiras usinas de beneficiamento do algodão na cidade de Cajazeiras, acionadas pela construção de um ramal de linha férrea que ligava a cidade de Cajazeiras á ferrovia de São João do Rio do Peixe ligando o litoral paraibano á cidade de Fortaleza, no Ceará.
Em 1926 a Usina santa Cecília de propriedade do Cel Joaquim Matos começou a operar no beneficiamento do algodão, extraindo o óleo do caroço e fabricando o sabão, além da pluma.
Na década de 30, em nossa cidade foi instalada a multinacional Anderson Clayton, empresa norte-americana e a Sanbra que dinamizaram a cotonicultura na nossa região.
Em 1942 foi fundado a empresa Galdino Pires & Cia, pelo agropecuarista Major Galdino Pires, que durante muito tempo, principalmente, durante o período de hegemonia do algodão na nossa região, após o surgimento do bicudo e a morte do Major Galdino Pires a empresa fechou.
Na década de 80, surgem na nossa cidade as fábricas de doce Rio verde e Patamuté que até hoje geram divisas e emprega para o nosso município.
A cidade de Cajazeiras ainda não dispõe de grandes indústrias. A instalação de fábricas modernas é recente. Teve início nos anos sessenta, quando foram realizados pela Sudene os primeiros projetos de distritos industriais. As principais indústrias implantadas na cidade de Cajazeiras são de produtos têxteis e alimentícios.
Destaca-se também a fabricação de doce (Rio Verde e Patamuté) e as têxteis (as indústrias Patamuté e Catex).
Ao contrário do que ocorre no setor industrial, a energia é o que não falta na cidade de Cajazeiras. O nosso sistema de eletrificação é administrado pela Saelpa, empresa do consórcio do grupo Cataguazes.
A energia elétrica consumida no município de Cajazeiras é produzida pela Chesf, principalmente, pela Usina de Paulo Afonso, localizada no rio São Francisco, na divisa do Estado da Bahia com o Estado de Alagoas.
O Comércio
O comércio trata-se de trocas de mercadorias por dinheiro. O nosso comércio é bastante desenvolvido e polariza uma grande área do alto sertão paraibano.
O comércio de Cajazeiras brotou com a primeira feira livre realizada no dia 07 de agosto de 1848, idealizada pelo cunhado do Pe. Rolim, Tenente Sabino de Souza Coelho, nos entornos da atual Igreja Matriz de Nossa senhora de Fátima, hoje Rua Joaquim de Souza, conhecida como “rua da feira velha”, sendo depois transferida para a Rua Manoel Mariano e Praça Coração de Jesus, onde funciona até hoje.
.
O comércio de Cajazeiras é bem diversificado. Temos dois açougues públicos funcionando, um na praça Cel Matos e o outro na Avenida Carlos Pires de Sá; dois
Feira Livre de Cajazeiras nos sábados
mercados públicos, um na rua Padre José Tomaz, no centro da cidade, onde se comercializa produtos de bens de uso, como calçados e vestuários, o outro na Avenida Carlos Pires de Sá, lá se vendem todos tipos de produtos, cereais, miudezas em geral, hortifrutigranjeiros e etc.
Além disso, no nosso comércio destacam-se os frigoríficos, farmácias, lojas de tecidos, confecções, eletrodomésticos, móveis, veículos novos e usados, materiais de construção; supermercados; bares, hotéis, restaurantes e churrascarias; postos de
gasolina, sorveterias, locadoras de vídeos; duas feiras livres, uma nos sábados no centro da cidade e outra nas quartas-feiras na avenida Carlos Pires de Sá. Nas feiras livres os produtos são comercializados em barracas móveis no meio da rua, onde se vendem diversas mercadorias, como feijão, milho, arroz, temperos, animais e produtos hortifrutigranjeiros.
Os Meios de Transportes
O nosso principal meio de transporte é o rodoviário, destacando-se caminhões, veículos, ônibus e motocicletas. Que contribuem para integrar o nosso município com os demais municípios brasileiros.
As principais empresas de ônibus que fazem a interligação entre o nosso município e os demais da região e do país, são: Expresso Guanabara, Navarrense, Gontijo, Viação Planalto, São Geraldo, Viação Progresso, Senador.
O transporte coletivo que circula na zona urbana de Cajazeiras é feito pela Empresa de Transporte Dois Irmãos.
Os transportes de mercadorias são feitos por empresas de transportes de cargas e encomendas (Transportes Marajó, Expresso Guanabara, etc.) e caminhões particulares, que vêm de outras localidades e cruzam o nosso município.
O nosso município é cortado pela rodovia federal, BR-230, que liga a nossa cidade as demais cidades do país.
Rodovias estaduais: PB-400 que liga Cajazeiras a São José de Piranhas e PB-393 que liga a nossa cidade a cidade de São João do Rio do Peixe.
Os Meios de Comunicações
Os meios de comunicação ocupam grande espaço em nossas vidas. Eles nos informam e nos divertem.
Vivemos na era da comunicação. Quando acontece alguma coisa em qualquer parte do mundo, logo ficamos sabendo. As notícias são transmitidas através dos meios de comunicação: rádio, televisão, fax, jornais, internet, telefone, correio, etc.
Como estão os meios de comunicação da cidade de Cajazeiras?
O serviço de telefonia fixo é mantido pela empresa Telemar e os serviços de celulares pelas empresas, Claro, Tim e Oi. Através do sistema DDD (Discagem Direta á Distância) podemos ligar para os diversos municípios do Brasil. O sistema DDI (Discagem Direta Internacional) liga de Cajazeiras a muitos países do mundo.
A EBCT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) distribui as cartas e encomendas e passa telegramas.
Hoje, Cajazeiras tem apenas um jornal local em circulação, Gazeta do Alto Piranhas, fundado pelo professor José Antonio de Albuquerque, em 1° de janeiro de 1999.
Revistas e periódicas atualmente em circulação temos a Revista Destaque, a Revista Oba, a Revista .Com, Pátria Jornal, Almanaque do Sertão e Edição Comemorativa de Chico do Rádio.
Há atualmente em Cajazeiras tem seis emissoras de rádio, três AM (Rádio Alto Piranhas, Difusora Rádio Cajazeiras e Rádio Oeste) e três FM (Radio Patamuté, Rádio Arapuã e Radio Comunitária Cidade).
Sugestões de Atividades
As Atividades Econômicas do Município de Cajazeiras
Considerações Gerais
A população do município de Cajazeiras se dedica às mais diversas ocupações. Há pessoas que trabalham na agricultura, enquanto outras estão empregadas nas indústrias, no comércio, nos bancos e nas repartições federais, estaduais e municipais. Assim, cada um, com o seu trabalho, contribui para a economia do nosso município.
As atividades econômicas estão classificadas em três setores:
- O setor Primário – compreende a agricultura, a pecuária, a pesca e a extração de produtos vegetais e minerais.
- O Setor Secundário – abrange as atividades ligadas às indústrias.
- O Setor Terciário – diz respeito ao comércio, ao turismo, aos bancos, aos transportes e aos serviços de saúde e de ensino.
Como você pode observar, esses setores referem-se tanto às atividades rurais quanto às urbanas.
Vamos ver como algumas são praticadas em nosso município.
A Agricultura
A Agricultura é a principal atividade econômica do município de Cajazeiras, contribui com o maior volume de nossa produção. Dentre os vários produtos existentes na nossa agricultura, hoje podemos destacar o feijão, o milho, o arroz, e os produtos da agricultura irrigada, como o coco, a banana e produtos de horticultura.
Agricultura de Subsistência (Sítio Penha).
O município de Cajazeiras possui uma agricultura com muitos problemas que precisam ser superados.
As técnicas agrícolas utilizadas ainda são muitas atrasadas. Disso resulta um baixo rendimento das plantações.
A má distribuição das terras é outro problema grave da agricultura do nosso município. Os latifúndios pertencem a poucos donos e, em contraste, há um grande número de agricultores sem terra que trabalham para outras pessoas e vivem em situação de grande pobreza.
O algodão arbóreo ou mocó
Até a década de 70, o algodão foi o principal produto agrícola cultivado no município de Cajazeiras, associado à criação de gado e ao plantio de feijão e milho.
Destacou-se como a melhor fibra do mundo para a produção de tecidos. As sementes eram utilizadas na fabricação de óleo comestível e torta para a alimentação do gado.
Atualmente, a produção de algodão no município de Cajazeiras não tem expressão econômica. Isso se deve à falta de incentivo do poder público, às secas constantes, o êxodo rural, à praga do bicudo e principalmente à concorrência da fibra sintética no mercado mundial.
A Pecuária
A criação de gado no município de Cajazeiras iniciou no período colonial, quando foram instalados, no Estado da Paraíba, os primeiros engenhos de açúcar. Nessa época, os animais eram criados nas terras dos próprios engenhos. Serviam como alimento e eram utilizados para mover as moendas.
Com o tempo, os rebanhos foram crescendo e se deslocaram em direção ao interior. Assim, surgiram as primeiras fazendas no Agreste e depois no Sertão.
Nessas áreas, o gado vivia solto e se alimentava das pastagens naturais que ali cresciam. No Sertão, as maiores fazendas se localizavam nos vales dos rios Piranhas e do Peixe.
Até hoje, o gado nessa região é criado como na época colonial, os animais vagueiam pela caatinga, não são confinados em estábulos e quase não há pastagens cultivadas.
Além do gado bovino (bois e vacas), no município de Cajazeiras, criam-se também caprinos (bodes e cabras), suínos (porcos), asininos (jumentos), muares (burros e mulas) e eqüinos (cavalos e éguas).
No nosso município predomina a pecuária extensiva, em que os rebanhos são criados soltos.
A Pesca
A pesca é uma atividade econômica de pouca expressão no nosso município, destaca-se, principalmente, nos açudes de Engenheiro Ávidos e Lagoa do Arroz.
A pesca é praticada por pescadores da região de forma artesanal e por pescadores profissionais vindo de outras regiões.
Atividade pesqueira no Açude Lagoa do Arroz.
As principais espécies de peixes existentes e exploradas nos açudes e barragens do município de Cajazeiras são: tilápia, curimatá, traíra, sardinha, branquinha, piau, pescada e tucunaré.
A Indústria e Energia
A indústria é a atividade econômica que transforma matéria-prima em diferentes produtos destinados ao uso e consumo da sociedade humana. A madeira é transformada em móveis. O couro é transformado em sapatos, bolsas e em outros bens. O leite é transformado em queijo, manteiga, creme, etc. Estes são alguns exemplos do trabalho da indústria.
Para instalação de uma indústria é necessário muito dinheiro, boas estradas, energia elétrica, mão-de-obra especializada, matéria prima para a fabricação dos produtos e consumidores para comprar os produtos.
A atividade industrial no município de Cajazeiras teve início ainda século XIX com as bulandeiras, equipamentos movidos por dois bois que beneficiavam o algodão, separando o caroço da pluma. Mas com o advento da máquina a vapor no Brasil as bulandeiras foram substituídas por máquinas que ampliaram a produção.
Nas décadas do século XX foram implantadas as primeiras usinas de beneficiamento do algodão na cidade de Cajazeiras, acionadas pela construção de um ramal de linha férrea que ligava a cidade de Cajazeiras á ferrovia de São João do Rio do Peixe ligando o litoral paraibano á cidade de Fortaleza, no Ceará.
Em 1926 a Usina santa Cecília de propriedade do Cel Joaquim Matos começou a operar no beneficiamento do algodão, extraindo o óleo do caroço e fabricando o sabão, além da pluma.
Na década de 30, em nossa cidade foi instalada a multinacional Anderson Clayton, empresa norte-americana e a Sanbra que dinamizaram a cotonicultura na nossa região.
Em 1942 foi fundado a empresa Galdino Pires & Cia, pelo agropecuarista Major Galdino Pires, que durante muito tempo, principalmente, durante o período de hegemonia do algodão na nossa região, após o surgimento do bicudo e a morte do Major Galdino Pires a empresa fechou.
Na década de 80, surgem na nossa cidade as fábricas de doce Rio verde e Patamuté que até hoje geram divisas e emprega para o nosso município.
A cidade de Cajazeiras ainda não dispõe de grandes indústrias. A instalação de fábricas modernas é recente. Teve início nos anos sessenta, quando foram realizados pela Sudene os primeiros projetos de distritos industriais. As principais indústrias implantadas na cidade de Cajazeiras são de produtos têxteis e alimentícios.
Destaca-se também a fabricação de doce (Rio Verde e Patamuté) e as têxteis (as indústrias Patamuté e Catex).
Ao contrário do que ocorre no setor industrial, a energia é o que não falta na cidade de Cajazeiras. O nosso sistema de eletrificação é administrado pela Saelpa, empresa do consórcio do grupo Cataguazes.
A energia elétrica consumida no município de Cajazeiras é produzida pela Chesf, principalmente, pela Usina de Paulo Afonso, localizada no rio São Francisco, na divisa do Estado da Bahia com o Estado de Alagoas.
O Comércio
O comércio trata-se de trocas de mercadorias por dinheiro. O nosso comércio é bastante desenvolvido e polariza uma grande área do alto sertão paraibano.
O comércio de Cajazeiras brotou com a primeira feira livre realizada no dia 07 de agosto de 1848, idealizada pelo cunhado do Pe. Rolim, Tenente Sabino de Souza Coelho, nos entornos da atual Igreja Matriz de Nossa senhora de Fátima, hoje Rua Joaquim de Souza, conhecida como “rua da feira velha”, sendo depois transferida para a Rua Manoel Mariano e Praça Coração de Jesus, onde funciona até hoje.
.
O comércio de Cajazeiras é bem diversificado. Temos dois açougues públicos funcionando, um na praça Cel Matos e o outro na Avenida Carlos Pires de Sá; dois
Feira Livre de Cajazeiras nos sábados
mercados públicos, um na rua Padre José Tomaz, no centro da cidade, onde se comercializa produtos de bens de uso, como calçados e vestuários, o outro na Avenida Carlos Pires de Sá, lá se vendem todos tipos de produtos, cereais, miudezas em geral, hortifrutigranjeiros e etc.
Além disso, no nosso comércio destacam-se os frigoríficos, farmácias, lojas de tecidos, confecções, eletrodomésticos, móveis, veículos novos e usados, materiais de construção; supermercados; bares, hotéis, restaurantes e churrascarias; postos de
gasolina, sorveterias, locadoras de vídeos; duas feiras livres, uma nos sábados no centro da cidade e outra nas quartas-feiras na avenida Carlos Pires de Sá. Nas feiras livres os produtos são comercializados em barracas móveis no meio da rua, onde se vendem diversas mercadorias, como feijão, milho, arroz, temperos, animais e produtos hortifrutigranjeiros.
Os Meios de Transportes
O nosso principal meio de transporte é o rodoviário, destacando-se caminhões, veículos, ônibus e motocicletas. Que contribuem para integrar o nosso município com os demais municípios brasileiros.
As principais empresas de ônibus que fazem a interligação entre o nosso município e os demais da região e do país, são: Expresso Guanabara, Navarrense, Gontijo, Viação Planalto, São Geraldo, Viação Progresso, Senador.
O transporte coletivo que circula na zona urbana de Cajazeiras é feito pela Empresa de Transporte Dois Irmãos.
Os transportes de mercadorias são feitos por empresas de transportes de cargas e encomendas (Transportes Marajó, Expresso Guanabara, etc.) e caminhões particulares, que vêm de outras localidades e cruzam o nosso município.
O nosso município é cortado pela rodovia federal, BR-230, que liga a nossa cidade as demais cidades do país.
Rodovias estaduais: PB-400 que liga Cajazeiras a São José de Piranhas e PB-393 que liga a nossa cidade a cidade de São João do Rio do Peixe.
Os Meios de Comunicações
Os meios de comunicação ocupam grande espaço em nossas vidas. Eles nos informam e nos divertem.
Vivemos na era da comunicação. Quando acontece alguma coisa em qualquer parte do mundo, logo ficamos sabendo. As notícias são transmitidas através dos meios de comunicação: rádio, televisão, fax, jornais, internet, telefone, correio, etc.
Como estão os meios de comunicação da cidade de Cajazeiras?
O serviço de telefonia fixo é mantido pela empresa Telemar e os serviços de celulares pelas empresas, Claro, Tim e Oi. Através do sistema DDD (Discagem Direta á Distância) podemos ligar para os diversos municípios do Brasil. O sistema DDI (Discagem Direta Internacional) liga de Cajazeiras a muitos países do mundo.
A EBCT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) distribui as cartas e encomendas e passa telegramas.
Hoje, Cajazeiras tem apenas um jornal local em circulação, Gazeta do Alto Piranhas, fundado pelo professor José Antonio de Albuquerque, em 1° de janeiro de 1999.
Revistas e periódicas atualmente em circulação temos a Revista Destaque, a Revista Oba, a Revista .Com, Pátria Jornal, Almanaque do Sertão e Edição Comemorativa de Chico do Rádio.
Há atualmente em Cajazeiras tem seis emissoras de rádio, três AM (Rádio Alto Piranhas, Difusora Rádio Cajazeiras e Rádio Oeste) e três FM (Radio Patamuté, Rádio Arapuã e Radio Comunitária Cidade).
Sugestões de Atividades
Nenhum comentário:
Postar um comentário