SIGINOS DIARIOS

ACOMPANHE A LUA NO SEU PERCURSO MINUTOS HORAS DIAS E SEMANAS DENTRO DOS MESES DO ANO ========================================================== GENTILIDADE GRUPO SANTA BARBARA MADRINHA SEVERINA M C R PNEUS VEREADOR KLEBER LIMA A SERVIÇO DAS COMUNIDADES VER O TEMPO REAL DOS CÉUS DIARIAMENTE E ATUALIZADO o tempo para a COMUNIDADE SERRAGEM ZONA NORTE OESTE
O MEDIDOR DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA PEDE SOCORRO VISITANTES AGRADECEMOS OS VISITANTES QUE SEGUEM O COMPORTAMENTO DA TEMPERATURA DO MEIO AMBIENTE TODOS PREOCUPADOS. CULTURA BRASIL Cultura FM - Controle Remoto

controle remoto

escolha uma rádio
você está ouvindo

música

intérprete

a Seguir

  • h

programação completa »
CORREIO SAT 98,3 JOÃO PESSOA PB Correio SAT

Correio SAT

98 FM - João Pessoa - 98.3
Mix FM - João Pessoa - 93.7
98 FM - Campina Grande - 98.1
Mix FM - Campina Grande - 105.9
Correio do Vale FM - 106.1
Itabaiana FM - 105.1
Guarabira FM - 90.7
São Bento FM - 89.7
Correio da Serra FM - 100.3
Santa Maria FM - 93.9
Correio do Agreste FM - 101.9
Max Correio FM - 91.3
© Sistema Correio de Comunicação v2.41 <TI-WEB>

sexta-feira, 4 de março de 2011

Apresentação

O objetivo desta Revista é rasteava a memória de cajazeiras durante os 40 anos de Administração frente à prefeitura de Cajazeiras. Sabemos que muito são os nossos contemporâneos que citar tudo que fora feito naquele sofrido mandato que durou de 1989 a 1992.
Porém, maior é a quantidade de pessoas que nada mais sabem ou as aqui chegaram agora e ainda não foram alertados para estas questões.
Posso reafirmar categorias que tive a minha MARCA e para tal fui obrigado a ser diferente.
Iniciei uma Administração com a vigência de uma nova Constituição Brasileira; nesta ainda havendo Leis que lhe faltavam outras que pudessem regulamentar algumas novas. Contudo, não vacilei em botar em pratica muitas leis mesmo sabendo que iria sofrer criticas contundentes e reação adversas por parte e alguns Reacionários da imprensa, do poder legislativo municipal, da justiça e sociedade civil organizada. Fui em frente obedecendo a alguns princípios que criei logo ao entrar no governo municipal:
Críticas e crises se vencem com trabalho;
  1. Esta nova Cajazeiras não aceita passo atrás, o seu lema é “Crescimento, Retrocesso nunca mais”.
  2. Fazer obras sem dinheiro é coisa pra providencia. Quem for fraco nem começa, embarca na incompetência. Mas em nossa Cajazeiras é símbolo de resistência.
Foi com estes parâmetros que pude fazer tudo o que usam pessoa forte poderia fazer sem recursos próprios, como por exemplo, elevar o patrimônio do município com a aquisição de 16 veículos novos, compra de Maquinas de Asfalto, compra de área de terra como a do Cocodé, Pedra do Galo, Remédios, Cocos e Vaca Morta, ate a inclusão da escola Jardins Carneiro. Não citei as outras realizações importantes porque estas irão aparece com fatos reais e atuais nas próximas páginas; o que fiz é verdade e pode ser comprovado ainda hoje.


COMPROMISSO SÉRIO COM A EDUCAÇÃO

O governo do município ANTÔNIO VITURIANO DE ABREU registrou o slogan: “Cajazeiras cidade que ensinou a Paraíba a ler”.
Foi na Administração do Abreu que a educação tornou um novo impulso para a modernidade, cumprimento da lei e respeito ao direto do cidadão. Vejamos alguns de suas grandes realizações no meio campo da Educação.
  • Implantação do ensino fundamental completo nos distritos de Engenheiro Ávidos, Divinópolis e Sítio Cocos;
  • Criação e implantação do PISE (Programa de Integração e Saúde Escolar) que oferecia assistência médica e odontológica a todos os alunos da rede municipal de ensino;
  • Kit escolar para os alunos da rede municipal de ensino durante todo o período letivo;
  • Aquisição de ônibus para conduzir alunos e professores, com a realização bimestral de reciclagens, treinamentos em serviço e cursos de aperfeiçoamento.
  • Reativação do projeto Logos II que estava desativado a 8 anos, objetivando a qualificação e profissionalização dos docentes;
  • Recuperação de todas as escolas da rede municipal de ensino;
  • Aquisição de carteiras e equipamentos escolares para todas as escolas;
  • Realização da semana da criança no mês de outubro durante todo o governo com atividades esportivas, religiosas, cívicas, e culturais;
Com o Dr. Vituriano, a Educação foi realmente “direito de todos do município”.

GRUPO ESCOLAR DO SITIO CAPOEIRA NORTE

            Iguais a estes, foram construídos na administração de Dr. Vituriano, grupos escolares no sitio Bé, Cabeça da Onça, Riacho do Meio, Balanço, Cachoeirinha, Contas, Fernandes, Lages, Almas e Vaca Morta. Ampliação das escolas de: Divinópolis, Cajazeiras Velha, além da construção do colégio no sítio Cocos.

ELETRFICAÇAO RURAL

Iguais a do Riacho do Meio, o Dr. Vituriano eletrificou trifasicamente com recursos próprios Azevém, Cabeça de Onça, Barro Branco, Agrovila, Catolé, Bálsamo, Pau D’arco e sítios Cocos. E na cidade, as principais entradas, tudo isso com redes, postes e lâmpadas por conta do município.
Nenhum outro prefeito investiu tanto em esgotos na cidade de Cajazeiras, o quanto fez o Dr. Vituriano. Aceitou do povo da cidade: Limpeza e esgotos. O mesmo ocorreu com as ruas obstruídas por montanhas de pedras e algumas casebres. O que resta de uma frota nova composta de 16 transportes, comprados por Vituriano quando prefeito de Cajazeiras.
Um verdadeiro estado de abandono a cidade que Vituriano começou a mudar. Cajazeiras não está abandonada.

CHEGADA DO PISPO DOM CAJAZEIRAS

Foi também no governo de Vituriano, que houve a substituição do Bispo de Cajazeiras. Morreu Dom Zacarias Rolim de Moura Patrício de Macedo.

IMPLANTAÇAO DA TV PARAIBA EM CAJAZEIRAS

Solenidade de implantação quando os dirigentes da TV, mais o governado da época, Tarcisio de Miranda Burity, se fizeram presente na Biblioteca Publica Municipal. Era o governo Vituriano apostando na Comunicação.

AGROVILA BARROSO

Situada a um quilometro e meio da cidade de Cajazeiras. A primeira de sertão paraibano, feita e doada pela prefeitura aos bons agricultores que residem na cidade. Além das casas, foram construídos cacimbões (poços amazonas) e dividida em partes iguais para os que nela residem. Era o Dr. Antonio Vituriano de Abreu fixando o homem à terra.

AÇUDES CONTRUÍDOS DURANTE ADMINISTRAÇÃO DO Dr. VITURIANO

Foram cerca de 76, entre pequenas e médios açudes. 95% desses açudes foram construídos com recursos próprios do município. Alem de açudes, foram perfurados mais de 68 poços artesanais, sendo utilizados para isso a maquina pica-pau. O compromisso de Vituriano com a zona rural estava se cumprindo.

PARQUE DE EXPLORAÇÃO ANTÔNIO CARTAXO ROLIM

No governo de Dr. Vituriano, o Estado repassou a administração do parque e este aproveitou para as feiras permanentes de animais nas quartas-feiras. Foi sucesso absoluto.

CALÇAMENTO A PARALELEPÍPEDOS DE MUITAS RUAS DA CIDADE, ENTRE AS QUAIS PODEMOS CITAR

Na Vila do Bispo, várias ruas (largas e estreitas), rua dos tecedores, no bairro Pôr-do-sol, rua André Cunha Rolim, rua onde mora o professor Chagas Amaro, final da desembargador Gôto, rua que fica em frente ao H.R.C., rua São Pedro, rua em frente à residência do ex-vereador Quinco com a ponte de São José, rua que fica em frente à casa de Antônio, casado com Fátima Aquino, no bairro São José e tantas outras ruas no mesmo bairro, além de desobstrução de outras artérias da cidade, desafios nunca enfrentados pelos outros governantes. A administração do Dr. Vituriano foi uma administração marcada pelo trabalho e pelo desenvolvimento. Prova disto, é que toda sexta-feira uma obra era inaugurada na cidade de Cajazeiras.
            Postos telefônicos da zona rural do município de Cajazeiras, localizados nos sítios Cocos e Riacho do Meio.
            Aliás, este esforço fez com que o Dr. Vituriano ganhasse o título de prefeito que ligou a zona rural ao mundo através da telecomunicação.
            Foram construídos e instalados 14 postos telefônicos de uma só vez; sítio Cocos, Riacho do Meio, Pau-d’arco, Contas, Prensa, Riacho Fundo, Almas, Arara, Azevém, Serragem e Patamuté.
            Hoje a zona rural do município de Cajazeiras fala para o Brasil e o mundo, graças ao Dr.Vituriano de Abreu.

GALPÕES DA SANTA CECÍLIA
            Eram quatro galpões ao todo, se não fossem as decisões fortes do Dr. Vituriano, eles teriam se tornado em mais uma área de invasões e destruição, como aconteceu com o antigo matadouro e a lavanderia.
            Hoje, aqueles galpões abrigam estabelecimentos comerciais, como é o caso do Atacadão Rio do Peixe e depósito da firma N. Claudino.
            Dr. Vituriano com a sua visão do futuro, salvou aquela área nobre da cidade de Cajazeiras.
            Iluminação com postes altos de ferro da rua João de Souza Maciel a avenida da construção – iguais a ela, foram: Engenheiro Carlos Pires de Sá, rua do Hospital Regional de Cajazeiras, Vila do Bispo e Praça da Cadeia Pública.
            Iluminação pública foi também uma grande preocupação do Dr. Antônio Vituriano de Abreu quando governou Cajazeiras.
            Ponte do Catolé, velho sonho do povo do sítio Catolé e da Vila Nova. – Dr. Antônio Vituriano de Abreu o tornou realidade. Para essa importante obra, o Dr. Vituriano não foi buscar recursos fora, fez tudo com recursos próprios da prefeitura. Iguais a este sonho foram os sonhos das famílias de Boqueirão que com a nova ponte se transformaram em realidade, o mesmo acontecendo com o povo do São José.
            Passagem Molhada do Riacho do Bé, no sítio Cabeça de Onça. Iguais a esta, o Dr. Antônio Vituriano de Abreu, quando prefeito de Cajazeiras, construiu com recursos próprios as Passagens Molhadas dos Sítios Bartolomeu e Patamuté. Era a preocupação de Vituriano, a interligação do homem da zona rural com a zona urbana do município.

ESCOLA DE 1º GRAU ANTÔNIO DE SOUZA DIAS, NO SÍTIO COCOS

            Aliás, esta foi uma das marcas do governo do Dr. Vituriano de Abreu nos anos de 1992, levar o 1º grau à zona rural do município de Cajazeiras. Iguais a esta escola, ficaram as de Engenheiro Ávidos (Boqueirão) e do Distrito de Divinópolis.
            A educação foi também uma prioridade no governo Antônio Vituriano, em Cajazeiras.
            Uma das preocupações mais destacadas do governo do Dr. Antônio Vituriano de Abreu, foram os cuidados com o visual da cidade.
Assim foi que os cuidados com praças e logradouros públicos apareceram. Praça do Trabalhador (início da Rua Dr. Coelho), Praça da Cadeia, onde antes era uma verdadeira selva de pedras; Praça da Rodoviária Clovis Rolim; Praça da Igreja Nossa Senhora da Piedade, inclusive com parque infantil; Praça da Prefeitura; Praça da Matriz de Fátima; Praça do Pirulito e outras.
A obra de maior vulto no governo Vituriano em Cajazeiras, sem sombra de dúvidas, foi o Centro Administrativo Municipal.
Pode-se observar o avanço em que ficou o Palácio do Cocodé e as Secretarias. Com pequeno esforço teria o governo seguinte concluído. Tanto dinheiro público jogado fora pelo descaso de quem veio depois. Foi Dr. Vituriano que idealizou desde o chão até a construção sem buscar recursos lá fora e sim, com recursos próprios.

AVENIDA SEVERINO CORDEIRO, NO JARDIM OÁSIS
O maior problema de todos os governos municipais. As carretas procedentes do Rio Grande do Norte e outras regiões e que trafegavam pela Severino Cordeiro, danificaram o calçamento que não tinha uma base capaz de suportar peso.
O Dr. Vituriano quando prefeito de Cajazeiras, resolveu abraçar o desafio. Retirou todo o calçamento antigo, todo o aterro e fez a substituição com terra forte para depois cobrir com a camada asfáltica. Acabou o problema!

TERMINAL RODOVIÁRIO CLOVIS ROLIM, EM CAJAZEIRAS

Graças aos esforços do ex-prefeito Dr. Antônio Vituriano de Abreu, e do seu prestígio junto ao ex-governador Tarcísio de Miranda Burity, a nova rodoviária de Cajazeiras saiu no ano de 1991.


Iluminação das entradas da cidade de Cajazeiras, assim como sinalização através de placas, desejando boas-vindas à cidades de Cajazeiras.
Assim ocorreram nas saídas para o estado do Ceará, para a cidade de São João do Rio do Peixe, para a cidade de Sousa e para a cidade de São José de Piranhas. Foram colocados, também, meio-fios nos canteiros centrais das avenidas, todos em pré-moldados. Era o governo Vituriano dando uma nova feição à terra do Padre Rolim.
Conjuntos Multirão e Pio-X. Ambos construídos na administração do Dr. Vituriano. Para tais benefícios, o Dr. Vituriano, na época, contou com a ajuda do ex-governador Tarcísio Burity.
Era o governo Viturinao investindo em moradias para as famílias carentes do município de Cajazeiras.
Obras de tão grande significado para um governante preocupado com a classe pobre.
Construção de dois grandes mercados na cidade, um na zona norte (mercado das casas populares) – outro na zona sul (Múltiplos Galpões) para o comércio de frutas e verduras. Também foram recuperados no governo Vituriano, o mercado da Camilo de Holanda, como também o açougue da zona sul, que antes de Vituriano, envergonhavam a cidade, com venda de peixes e outros produtos na calçada, e pior, estavam se transformando em locais de prostituição dia e noite. Graças ao governo Vituriano sério e dinâmico do Dr. Vituriano, isso mudou.
Centro de Saúde Amélio Estrela Dantas Cartaxo na rua Vitória Bezerra.
Como este, o Dr. Antônio Vituriano construiu muitos outros centros de saúde quais sejam: Riacho do Meio, Cocos, Vila Nova, Arara, Azevém, Serragem e no bairro Sol Nascente, além do sítio Almas. No governo do Dr. Antônio Vituriano de Abreu, o povo tinha saúde e medicamentos não faltavam nos postos médicos do município.

USINA ASFÁLTICA

Uma das mais potentes usinas de asfalto a fio da Paraíba, comprada na administração Antônio Vituriano, com recursos próprios do município, acha-se instalada no distrito industrial de Cajazeiras, por sinal, trazido e implantado, na cidade, pelo Dr. Antônio Vituriano de Abreu. Como a usina asfáltica, muitas são as fábricas hoje instaladas e instalando-se no distrito industrial José Lira Campo.



Junior

Quanto vale um sorriso? Quanto custa um abraço sincero?
Qual é o valor de uma palavra amiga?
Certamente estas pequenas preciosidades quase não são notadas pelas pessoas, uma vida inteira não é capaz de pagar pequenos gestos, pequenas alegrias que animam os nossos corações e que fazem á diferença. Te homenageio por seu aniversário, por sua existência e por todos os valores que você guarda dentro do seu coração, te agradeço pelo tempo precioso que você dedica ao nosso relacionamento, ah!Obrigada pelas palavras que você me oferece muitas vezes um sorriso no seu rosto, acende totalmente o meu coração. Te agradeço  por vibrar junto comigo nas minhas vitórias, eu também vibro com suas, obrigado por caminhar do meu lado e diminuir a marcha quando vou mais devagar. Obrigado por também acelerar o passo quando vou mais depressa. O privilegio do seu amor é um valor inestimável que guardou com muito carinho. Obrigada pela felicidade de entender que o nosso relacionamento já ultrapassou o estágio da harmonia, é uma suave melodia que jamais deixará de tocar em nossos corações. Que você tenha um dia primoroso repleto de alegrias, por ser o dia do seu aniversário eu tenho uma forte razão para estar feliz. Parabéns para você!
Que Deus continue abençoando sua vida

Feliz Aniversário

Cícera




“A arte pura da alma está na simplicidade do saber atuar”

            Assim como professora, Deus me concedeu o dom de transmitir para a humanidade, minha vocação na arte. A arte no qual me dedico com todo saber. Portanto, em busca dos meus sonhos, e pelos meus esforços, serei confiante. Sou professora, com muito orgulho, participei do filme O Sonho de Inacim, aonde foi meu primeiro trabalho no cinema o qual, foi bastante gratificante na minha vida.
                 

                                                            Allynne Raquel Bertoldo Rolim Atriz e professora e realizadora dos seus projetos de vida.


                 
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

NINGUÉM JÁ NASCE ALCOÓLATRA OU É ALCOÓLATRA PORQUE QUER.ALCOÓLATRA, NO ENTENDER DA NOSSA IRMANDADE É QUALQUER PESSOA QUE NÃO TEM CONTROLE  COM A BEBIDA E, POR SUA VEZ, VEM CAUSANDO VÁRIOS CONFLITOS E QUALQUER ASPECTO DE SUA VIDA. DE ACORDO COM A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, UM DOS DEPARTAMENTOS DA ONU, COM SEDE EM GENEBRA, NA SUÍÇA, O ALCOOLISMO É UMA DOENÇA PROGRESSIVA, INCURÁVEL, IRREVERSÍVEL E DE TERMINAÇÃO FATAL, MAS QUE TEM SOLUÇÃO, BASTA A PESSOA QUERER.
            O A.A. OFERECE UM PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO, DENOMINADA DE “PROGRAMA DE VIDA”, O QUAL, SE A PESSOA FOR SINCERA E HONESTA CONSIGO MESMA E COM A IRMANDADE, LOGO TERÁ A GRANDE CHANCE DE ALCANÇAR A SUA SOBRIEDADE, PELO TEMPO QUE QUISER E TOTALMENTE GRÁTIS. SE VOCÊ É UMA PESSOA QUE ACHA QUE TEM O MESMO PROBLEMA QUE POSSA E DESEJA REALMENTE FICAR SÓBRIA, VENHA NOS CONHECER, TALVEZ A GENTE POSSA LHE AJUDAR. TEREMOS UM IMENSO FAZER EM RECEBÊ-LO (A) EM NOSSA IRMANDADE.

ENDEREÇO DOS GRUPOS:
GRUPO INDEPENCIA DE AA - Avenida Comandante Vital Rolim nº 829, Centro, em frente ao Fórum Ferreira Junior – Reuniões as 2ªs. e  4ªs. feiras e aos Sábados das 20:00 as 22:00 horas. GRUPO SOL NASCENTE DE AA – situado na Rua Rosa Ananias S/N, Bairro Por do Sol, próximo à Praça Frei Damião. Reuniões as 3ªs. e 6ªs. feiras das 19:30 ás 21:30 horas. Cajazeiras-PB. 58900-000 Site: www.alcolicosanonimos.org.br - PROGRAMAS NO RÁDIO  AM-1070 Khz Difusora Rádio Cajazeiras – Domingos das 13:00 às 13:40 e 104,9 Mhz  Rádio Comunitária FM Cidade às Segundas-Feiras das 07:30 às 08:00 horas.

 ______________________________________________________________________


PARA DORMIR BEM

* Dormir e acorda sempre no mesmo horário.
* Deitar somente quando estive realmente com sono
* Não fumar e não beber antes de deitar
* Fazer refeições leves antes de dormir

PARA DORMIR MAL

-        Horários variáveis de deitar e levantar;
-        Permanece períodos freqüentes e longos na cama fora do horário de dormi;
-        Usa rotineiro de produto contendo álcool, tabaco ou cafeína antas de deitar;
-        Exercícios próximos da hora de dormi;
-        Envolver-se em atividades excitantes ou emocionantes e perturbadoras e muito próximas da hora de deitar;
-        Usa freqüentemente da cama para atividades como assistir televisão, ler, estudar, comer;
-        Dormi em cama desconfortável, colchão de má qualidade, cobertas inadequadas, etc;
-        Permitir que o quarto de dormi seja excessivamente iluminado, abafado, desordenado, quente, frio, ou que, de alguma forma, não convide ao sono;
-        Desempenha atividades que exijam alto nível de concentração imediatamente antes de deitar;
-        Permite que ocorra na cama atividades mentais como pensa, planejar, relembra, etc;
Prevenir é a palavra de ordem da medicina atual. A maioria dos adolescentes tem um sono tão bom que nos faz crer que, para dormir, basta atirar-se a qualquer hora em qualquer sofá. Após os 35 anos, porém, o sono vai se tornando frágil e passa a exigir mais cuidados. Os conselhos apresentados nesta matéria servem de guia para as pessoas normais que desejam dormir melhor. Eles não são suficientes, porém, para curar pessoas que já têm distúrbios do sono. Os estudos em Laboratório do Sono permitiram separar os fatos com base científica das opiniões que eram simples mitos.


NOME DO PAI: Genézio Ferreira
NOME DA MÃE: Maria Ataíde Figueiredo
IDADE: 11 anos
MEU NOME: Geytallo Figueiredo Ferreira
SÉRIE: 5ª A
JOGADOR DA SAMBATUCK
Está jogando no clube Bahia, Salvador – Bahia – data: 05-07-2006
JUDMACY DA SAMBATUCK


COMO ADQUIRIR A VIRTUDE DA JUSTIÇA

            As virtudes se conseguem com o exercício. É a mesma coisa que a boa forma física: só se consegue com o exercício do esporte e da ginástica. Um bom exercício seria seguir os seguintes dez mandamentos da justiça:
  1. Tratar os pais com justiça;
  2. Reconhecer quando se erra;
  3. Pedir perdão quando se ofende a alguém;
  4. Não usar o supérfluo quando os outros têm fome;
  5. Defender os pobres e os ricos quando injustiçados;
  6. Defender os colegas quando têm razão;
  7. Defender os professores quando têm razão;
  8. Tratar bem os empregados;
  9. Não colar nas provas;
  10. Perguntar-se ao fim de cada dia: eu fui justo hoje, nos meus pensamentos, nas minhas palavras, nas minhas ações?

  1. As 6 palavras mais importantes – ADMITO QUE O ERRA FOI MEU
  2. As 5 palavras mais importantes – VOCÊ FEZ UM BOM TRABALHO
  3. As 4 palavras mais importantes – QUAL A SUA OPINIÃO?
  4. As 3 palavras mais importantes – FAÇA O FAVOR
  5. As 2 palavras mais importantes – MUITO OBRIGADO
  6. A palavra mais importante         – NÓS
  7. A palavra menos importante      – EU

CREIO EM DEUS

Creio em Deus
Criador dum mundo não acabado
como algo que está aí e assim deve continuar.
Que não promulga um plano eterno de desenvolvimento
eu que não possamos participar.

Creio em Deus
que não dividiu os homens em pobres e ricos,
em sábios e ignorantes,
em senhores e escravos,

Creio em Jesus Cristo
que viu a situação do mundo
e tomou posição ante ela

Tomando-o como exemplo, reconheço
com quanta precaução nós temos de organizar
até que ponto a nossa inteligência está atrofiada,
a nossa imaginação empobrecida
e os nossos esforços equivocados.

Cada dia tenho medo
de que Ele tenha morrido inutilmente,
porque não vivemos como Ele viveu
porque atraiçoamos a sua mensagem.

Creio em Jesus Cristo
que ressuscita para a nossa vida
para que nos libertemos
dos preconceitos e da presunção,
do medo e do ódio,
para que transformemos o Mundo
no seu Reino.

Creio no Espírito
que veio com Jesus ao mundo.

Creio na comunidade de todos os povos
e na nossa responsabilidade
sobre o que faremos de nossa Terra:
um vale de miséria, fome e violência
ou a Cidade de Deus.

Creio na paz justa
que é possível construir.

Creio na possibilidade de uma vida cheia de sentido
para todos os homens
e no futuro deste mundo de Deus. Amém. 
                                                
 (Lido na Celebração Ecumênica de Frankfurt)


Viva os Pais

            No mês de agosto comemoramos o “Dia dos pais”. Vou fazer minha homenagem aos pais conversando com vocês sobre essa figura tão importante. Eu tenho um pai que há mais de 50 anos já fazia coisas que hoje são reconhecidas como importantes para o desenvolvimento das crianças e para permitir que a mãe tenha com quem dividir, de verdade, a criação e educação dos filhos e filhas. Naquela época, na maioria das famílias, o pai trabalhava, dava o dinheiro e a mãe cuidava das crianças. Na minha família meu pai trabalhava e minha mãe também trabalhava fora, só que parte do dia. Mas meu pai não procedia como a maior parte dos outros pais, ele também era “mãe”. O que quero dizer com isso? É que ele ajudava como podia, nos cuidados comigo e minhas irmãs, contava histórias, cantava para nós antes de dormirmos, nos levava para passeios. E brincar? Ele inventava brincadeiras “aventurosas” que deixavam minha mãe preocupada e nós adorávamos. As atitudes do meu pai eram também facilitadas pela minha mãe que confiava e dava espaço para ele participar bastante da criação das três filhas. Acho que um dos motivos de eu gostar tanto de trabalhar com crianças são as boas recordações que tenho da minha infância com minha mãe e meu pai.
            Hoje, é mais comum um pai ter atitudes semelhantes as que meu pai tinha. Estão mudando os papéis de mãe e pai e os homens participam mais da vida dos filhos. Aumenta a cada dia o número das mães que trabalham fora e precisam do apoio dos pais para que as crianças possam ser bem cuidadas e educadas. Pelo fato da mulher ter seu corpo preparado para carregar o bebê e também para aumentar, sua ligação com a criança é bem estreita desde o início e esse é um dos motivos para que o papel da mãe seja muito reforçado nas informações sobre os cuidados com a saúde e a educação das crianças. Ma se mudarem os papéis fora de casa é preciso também mudar dentro de casa, o pai precisa ser mais valorizado. Aqui na cidade do Rio de Janeiro, onde eu moro, um outro ponto levantado pelas líderes é que encontram, em muitas das famílias que acompanham os pais cuidando dos filhos, porque as mães estão empregadas e eles não. Acho que em outras grandes cidades do Brasil isso também é comum.
            Eu acredito que mães e pais aprendam a cuidar e educar seus filhos pelas mais variadas fontes, sendo os exemplos e conhecimentos que adquirem na sua família e na sua comunidade o que mais influencia isso. Hoje, temos também a televisão, o rádio, os jornais, revistas e até a internet trazendo informações para os pais, às vezes até demais. 
            Por isso, nos que trabalhamos na Pastoral da Criança, apoiando as famílias na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento de crianças, precisamos nos preocupar em como chegar também até os pais e não só até as mães. Um pai presente, amoroso, que brinque, participe e ao mesmo tempo seja firme nos limites com os filhos é fundamental na criação e educação de crianças desde que elas são bem pequenas.
            Vocês, líderes, podem chegar junto aos pais e conquistar sua confiança. A maioria dos pais com quem eu converso nas comunidades gostam de ser consultados, de ser incluídos nas conversas sobre seus filhos. E para isso nada melhor do que nos colocarmos como ouvintes interessados. Partindo do que os pais perguntam e conversam é que vocês vão poder apoiá-los, trazer informações que são importantes e ajudar a que se sintam valorizados, seguros e responsáveis por constituir suas famílias. O exemplo de vocês, líderes, de solidariedade, respeito, amor ao próximo são valores que vão influenciar na constituição das famílias de suas comunidades.
            Nós, os técnicos que elaboramos o Guia do Líder, procuramos colocar nele informações importantes e atualizadas sobre saúde, nutrição e educação de crianças até os seis anos. E, desde o momento em que se começa a falar da mulher gestante, falamos também desse homem que se tornou pai. E, reforçamos sempre que, na relação com mães e pais o mais importante é dialogar, compartilhar conhecimentos, idéias, sentimentos e experiências.
            Nesse mês, em que foi escolhido um dia para celebrar a paternidade, que possamos nas nossas famílias e comunidades valorizar e apoiar os pais que conhecemos. Pedir que cada pai, na riqueza de ser diferente da mãe, porque é pai, seja abençoado e iluminado por Deus na sua tarefa, que nem sempre é fácil, mas pode ser maravilhosa para um homem: dar e cuidar de uma vida!


CREMOS E ESPERAMOS

            - Ser uma igreja viva, fiel e crível, que se alimenta na Palavra de Deus e na Eucaristia.
            - Viver o nosso ser cristão com alegria e convicção como discípulos-missionários de Jesus Cristo.
            - Formar comunidades vivas que alimentam a fé e impulsionem a ação missionária.
            - Valorizar as diversas organizações eclesiais em espírito de comunhão.
            - Promover um laicato amadurecido, co-responsável com a missão de anunciar e fazer visível o Reino de Deus.
            - Impulsionar a participação ativa da mulher na sociedade e na igreja.
            - Manter com renovado esforço a nossa opção preferencial e evangélica pelos pobres.
            - Acompanhar os jovens na sua formação e busca de identidade, vocação e missão, renovando a nossa opção por eles.
            - Trabalhar com todas as pessoas de boa vontade na construção do Reino.
            - Fortalecer com audácia a pastoral da família e da vida.
            - Valorizar e respeitar nossos povos indígenas e afro-descendentes.
            - Avançar no diálogo ecumênico para que todos sejam um, como também no diálogo inter-religioso.
            - Fazer deste continente um modelo de reconciliação, de justiça e de paz.
            - Cuidar a criação, casa de todos, em fidelidade ao projeto de Deus.
            - Colaborar na integração dos povos da América Latina e do Caribe.
            - Que este Continente da esperança seja também o Continente do amor, da vida e da paz!

Estado da Paraíba Município de Cajazeiras

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

COMDICA

O QUE É O COMDICA?

            È o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Cajazeiras, criado através da Lei Municipal nº 1063 de 05 de julho de 1993.
Consiste numa organização sem fins políticos ou lucrativos, sendo, pois, um órgão deliberativo e controlador das ações de todos os níveis, em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

SÃO COMPETÊNCIAS DO COMDICA

-        Formular a Política Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, definindo prioridades e controlando ações de execução;
-        Zelar pela execução da Política Municipal de Atendimento, Promoção e Defesa da Criança e do Adolescente, de sua família, de seu grupo de vizinhança e de bairro ou zona (rural ou urbana) em que se localize;
-        Regulamentar, organizar, coordenar, bem como adotar toda as providências que julgar cabíveis para escolha e posse dos membros do Conselho Tutelar do Município, nos termos do art. 139 da Lei Federal nº 8.069/90 e fiscalizado por membros do Ministério Público;
-        Firmar convênios e acordos de cooperação técnico-financeira com entidades nacionais e internacionais, objetivando a execução de programas e a capacitação do pessoal envolvido no atendimento, promoção de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente;
-        Gerenciar captação de recursos conforme a decisão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;
-        Registrar e manter os recursos orçamentários oriundos do: Município, Estado e União, bem como de Entidades Filantrópicas;
Repassar os recursos às Entidades e/ou instituições credenciadas após aprovação do COMDICA;

ALGUMAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO CONSELHO

-        Campanhas em prol da efetivação de Políticas Públicas em Defesa da Criança e do Adolescente;
-        Realização da II Conferência Intermunicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;
-        Participação da II Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente;
-        Elaboração do Plano de Ação de Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;
-        Realização de Assembléia com os conselheiros objetivando a construção de Ação e fortalecimento da Política Municipal de Atendimento à Criança e Adolescente para o exercício 2006;
-        Parceria com o Conselho Tutelar, organização e realização da Eleição;
-        Registro de Entidades que atuam na área da Criança e do Adolescente.

ÓRGÃOS PARCEIROS

-        Prefeitura de Cajazeiras - Secretaria de Cidadania e Promoção Social
-        Poder Judiciário
-        Ministério Público
-        Juizado da infância e da Adolescência
-        Conselho Tutelar
-        ASDICA
-        Igrejas
-        PASP
-        Câmara de Vereadores

ENTIDADES REPRESENTADAS NO COMDICA

GOVERNAMENTAIS

-        Secretaria da Cidadania e Promoção Social
-        Secretaria Municipal de Educação
-        Secretaria Municipal de Saúde
-        Secretaria Municipal de Planejamento
-        Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Turismo
-        Procuradoria Geral do Município

NÃO GOVERNAMENTAIS

-        CIRECAM – Obras Sociais dos Cireneus do Caminho
-        Igreja Católica
-        Fundação Dom Bosco
-        Associação das Antigas Alunas Dorotéias
-        Rotary Club
-        10º Grupo dos Escoteiros Pe. Rolim



Conselho Tutelar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente

Estatuto da Criança e do Adolescente

- ECA -

Lei Federal nº 8.069/90
Lei Municipal nº 1.036/93
- 2005 -

O que é o Conselho Tutelar?

            O Conselho Tutelar é o órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos na Lei Federal nº 8.069/90, art. 131 – ECA.

Redes de Apoio ao Conselho Tutelar

Não esqueça na rede todos são importante:
Conselho Tutelar
Juizado da Infância e Adolescência
Ministério Público
COMDICA
Conselho da Mulher, Idoso e Assistência Social
Delegacias de Polícia
Escolas
Postos de Saúde
Câmara de Vereadores
Prefeitura Municipal
Secretaria de Cidadania e Promoção Social
Poder Judiciário
Igrejas
Sindicatos
Secretaria de Educação
CDL
Associação Comercial
Movimentos Sociais
ONGs de Defesa da criança e adolescente

Conselho Tutelar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente

Natureza e Finalidade
            O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA constitui um novo organismo para atender e acompanhar crianças e adolescentes. Este órgão chama-se CONSELHO TUTELAR. Na cidade de Cajazeiras foi criado pela Lei Municipal nº 1.036/93, tendo como tarefas, atender a crianças e adolescentes, seus pais, as organizações e a sociedade, acompanhando denúncias e aplicando medidas sempre que houver ameaças ou violação dos direitos da criança ou adolescente na área de sua atuação, principalmente, “deve funcionar como um fator de transformação e mobilização social, sendo provocador de mudanças, posturas e atitudes”. É um órgão ligado a Prefeitura Municipal, porém, tem garantido a sua autonomia, independência para agir, diante de quaisquer formas de omissão ao disposto no ECA.

Ações desenvolvidas pelo Conselho Tutelar

Casos mais atendidos:
-        Maus tratos (negligencia e abandono);
-        Abuso sexual;
-        Abrigo em prostíbulo;
-        Adolescentes envolvidos com jogo;
-        Prostituição infantil;
-        Envolvimento com drogas;
-        Roubos e conflitos familiares;
-        Reconhecimento de paternidade
-        Pensão alimentícia;
-        Requisição de serviço médico, hospitalar e escolar;
-        Adolescente com doença mental;
-        Autorização de viagem;
-        Encaminhamento adoção e guarda;
-        Adolescente ameaçado por marginais;
-        Adolescente infrator - medidas sócio-educativas;

Educativas:
-        Adolescente foragido;
-        Adolescente fora de escola;
-        Reunião com pais de adolescentes;
-        Perícias sociais;
-        Fiscalização a Creches e Programas Sociais;
-        Aliciamento de crianças e adolescentes;
-        Inclusão de pais em programas – AA e Tratamento Psicossomático;
-        Criança e adolescente de rua e na rua;
-        Pedofilia;
-        Estupro;
-        Visitas e Palestras em Escolas;
-        Envolvimento com álcool;
-        Perda do pátrio poder;
-        Reunião com Empretecos, CDL;

Representação do Conselho Tutelar

Conselheiros:
Aderson Batista Rolim
Lucimar Feitosa Soares
Rivelino Martin Ferreira
Rojeane Ferreira Gonçalves
Terezinha Carolino de Sousa

Justiça:
Juíza da Infância e Juventude
Drª. Giuliana

Ministério Público:
Promotora da Infância e Juventude
Drª. Ana Karoline A. Moreira

ENDEREÇO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Praça D. João da Mata, 60.
Centro – Cajazeiras – PB

HORÁRIOS:
7h30min às 11h30min
13h30min às 17h

DIAS DE ATENDIMENTO
De Segunda a Sexta

O Cólera Morbos

Quando o colégio já se desenvolvia na sua ação educadora, dando expansão urbana à povoação, caio sobre a região o flagelo do cólera-morbos. Ao pressentir que a peste se aproximava de Cajazeiras, Padre Rolim tomou a iniciativa de transportar os alunos para um lugar na região dos Inhamuns, sertão do Ceará.
Seis anos depois, em 1862, um novo surto da cólera, com seus efeitos devastadores, deixa um rastro de dor e sofrimento na província. Desde feita, Padre Rolim preferiu permanecer em Cajazeiras e enfrentar as conseqüências da peste ao lado do seu povo. Diante da fúria arrasadora da epidemia, o padre não se deu por vencido e lançou-se a outra iniciativa arrojada fundando, a lado do colégio, em enfermaria onde recolhia os pestilentos que ele mesmo atendia, cuidando de cada um como enfermeiro e sacerdote.
Os índices alarmantes de óbito causados pela peste ficaram registrados em livros próprios existentes no arquivo da paróquia e na memória do povo que, muitas décadas depois, ainda maldiziam a inclemência da epidemia que enlutou a família cajazeirense e dificultou os primeiros passos da freguesia, criada em 1859, entre os dois anos marcados pelo flagelo.
Da dedicação do Padre Rolim aos pestilentos, prestando uma assistência verdadeiramente apostólica, deu testemunho o Dr. Joaquim da Costa Ribeiro, Juiz de Direito de Souza, que, em relatório serviços prestados pelos sacerdotes.

Um mestre polivalente

Era impressionante a simplicidade do Padre Rolim. Homem de grande cultura e dotado de extraordinária capacidade para enfrenta e resolver problemas difíceis, algumas vezes, porém, a seca obrigava a fechar, temporariamente, o colégio por falta de meios para sustentar a dignificante ação do seu magistério. Ia bater então em outras paragens.
De uma feita, foi ter com um irmão, em Crato, e ali, arrastado pelo seu incontido impulso pioneirista, tentou a introdução da cultura do trigo, lavrando a terra do sitio Lameiro como um simples homem do campo, empolgado pelo desejo de dar àquela região do Cariri cearense, novas perspectivas à sua economia agrícola.
Em outra ocasião debandou ao norte do Ceará, permanecendo numa pequena localidade da zona jaguaribana onde exerceu, por algum tempo, as atividades de Mestre-escola e Capelão, deixando, ali, traços de sua passagem através dos desenhos executados por ele na capela do lugarejo.
O Padre Rolim dava-se a essas andanças, sem sair, em definitivo, de sua terra. Costumava passar pequenas temporadas no Crato ou no sitio Tabocas, mas retornava pouco depois a Cajazeiras e se integrava as atividades do colégio.
Quando o peso dos anos não mais permitia suas andanças, recolheu-se ao colégio onde viveu seus últimos dias, só saindo para uma peregrinação quase diária quando, de casa em casa, pedia aos pais que mandassem os filhos para a escola.eram os últimos lampejos daquela chama bendita!

O ocaso da vida

Padre Rolim viveu quase todo o século XIX, vindo a falecer às 20h do dia 16 de setembro de 1899, no colégio que fundou e onde viveu. Apesar de esperado pela população, seu falecimento consternou profundamente a família cajazeirense.
O jornalista Júlio Moésia Rolim, sobrinho-neto do Padre Mestre, registrou para a posteridade os últimos momentos daquele santo homem que, por quase um século, esteve inteiramente voltado para as atividades do ensino, abrindo, com a clarividência do seu fecundo magistério, os caminhos que dariam à cidade a projeção que alcançou ao ser cognominada “Terra da Cultura”. Em seu artigo, narra “... Quando a triste nova circulou por todos os ângulos desta cidade, de toda parte afluíram centenas de pessoas a casa mortuária, teatro de cenas tocantíssimas. Indivíduos de todas as classes, de todos os matizes, de todos os sexos, de todas as idades, de todos os lugares circunvizinhos ali foram, em piedosa romaria, verter lágrimas de verdadeira dor, sobre aquele corpo inanimado, ou oscular contritamente aquelas mãos caridosas, que tantos benefícios difundiram. Foi vitimado por uma astenia cardíaca senil, que dia a dia minava sua preciosa existência.
O pertinaz incômodo que o fez definhar, reduzindo-o ao maior grau de extenuação, prostrou cerca de um mês antes da morte, lapso de tempo que ingeria, a custo, leite e café em pequena porção. “(...) Todo o povo de Cajazeiras, sem distinção de classe, sem discrepância de opinião, modo de pensar ou raciocinar, entrajou luto espontâneo e sentido pelo passamento do emérito intelectual, alma feita de piedade e magnanimidade.”

Honra e glória ao grande educador

O reconhecido oficial aos méritos do Padre Mestre Inácio de Sousa Rolim aconteceu a 14 de março de 1860 quando, por Decreto Imperial, foi condecorado por D. Pedro II, com as suas insígnias da Ordem de Cristo, no grau de Comendador. Pouco depois, no mesmo grau de Comendador, foi mais uma vez condecorado pelo Imperador que o agraciou com a Ordem da Rosa, pelos relevantes serviços prestados à causa da educação.
Relatórios e mensagens de presidentes da Província e diretores da Instrução Pública, até 1877, fazem elogios as referências ao colégio e ao trabalho do Padre Rolim. Em 1917, quando várias localidades sertanejas reivindicavam a instalação de uma escola normal, o deputado Genésio Gambarra, ao proferir seu voto, declarou:
“Seja em Cajazeiras, em cujo céu de turquesa brilha como palio de benção e saudade a memória imortal de um sábio e de um santo, que foi Padre Rolim, o mestre entre os mestres e o maior propulsor da educação nos sertões paraibano.”
Nos meios culturais do Estado, a mais significativa homenagem prestada ao Padre Rolim, foi sua escolha como patrono da cadeira numero vinte e seis da Academia Paraibana de Letras, uma iniciativa do Cônego Matias Freire, fundador da Academia.
Entre outras homenagens tributadas à sua memória, avulta a consagração de sua data natalícia, 22 de agosto, como “o dia da cidade”, um preito de justiça da Câmara Municipal de Cajazeiras ao consolidador daquela cidade.

O santo de Cajazeiras

Falecido no dia 16 de setembro, no rigor da seca, o corpo do venerando Padre só foi sepultado no dia 18, cerca de quarenta horas após sua morte. Entretanto, o cadáver não exalava mau cheiro. Tal fato, testemunhado pelo jornalista Júlio Moésia, impressionou vivamente a população. Em seu sentido necrológio, o sobrinho-neto do Padre Rolim demonstra ter ficado impressionado com o que vira no velório do Padre Mestre:”...inumado na segunda feira, 18 do mencionado mês, cerca de 11 horas do dia, ao lado esquerdo do alto-mor da catedral, templo por ele construído no inicio da sua imaculada vida de sacerdote exemplarissimo e abnegado. O seu passamento teve lugar em setembro, no rigor do estio como ficou dito, entretanto, seu cadáver, que foi sepultado quase três dias depois de sua morte, não exalava nenhum odor que indicasse putrefação!”   
A população cajazeirense já lhe atribuía virtude de santidade pela proclamada humildade dos seus hábitos. Propagou-se rapidamente no seio do povo que ele morrera em “odor de santidade”. Dizia-se que era um santo, e como tal passou a ser tratado pelos seus conterrâneos. Relembravam que ele se abstinha de comer carne em suas refeições, alimentando-se, apenas, de leite, frutas e biscoito.
Ao longo de 74 anos, jamais dormira em cama ou rede, preferindo utilizar, como leito, duas caixas de madeira. Esse sacrifício, testemunhado pelos cajazeirenses, contribuiu para que, dia-a-dia, ele se afirmasse no espírito do povo com santidade que lhe atribuíam pela mortificação a que se entregava ao longo de sua existência.

Nenhum comentário: