Folclore Brasileiro e local (Cajazeiras), Dia da Cidade Dia do Soldado.
Escola: Arco – Íris
Disciplina: Pratica de ensino médio II
Professora: Maria Auslandia F. de Lima
Série: 1°
Resgatando Folclore Brasileiro
( Local )
Dia da Cidade
Dia do Soldado
Cajazeiras, 23 de agosto de 2006
Índice
1. Objetivo Geral
2. Objetivos específicos
3. Justificativa
4. Fundamentação
5. Metodologia
6. Gronograma
7. Referencias
Fundamentação Teórica
A origem de Cajazeiras esta localizada no sentido Oeste do Alto Sertão Paraibano.
Como referencial de beleza tem o pôr - do sol e a contemplação nos finais de tarde, comunidade com o açude grande.
Padre Rolim o seu fundador, nasceu em 22 de agosto de 1800, o qual era dotado de vocação religiosa.
Em 1836, Ana Francisca de Albuquerque (mãe Aninha) inicia com ajuda dos seus escravos, a Constituição da Capela de Nossa Senhora de Piedade. Hoje, a Paróquia é a igreja Nossa Senhora de Fátima.
Cajazeiras, por tanto teve sua fundação a partir de três edificações básicas: a igreja, o açude e o colégios.
A origem da Palavra
A origem do termo vem de uma palavra criada pelo inglês Willian John
Thoms, a 22 de agosto de 1846.
Folk = povo
Lore = conhecimento, saber.
Esta data que foi consagrada como o Dia Mundial do Folclore.
Folclore é o conjunto de tradições, conhecimentos populares, lendas, músicas, adivinhações, provérbios.
Ciência que cuida das tradições, usos e costumes dos povos. Saber do povo transmitido de pai para filho.
Cada povo tem um jeito muito especial de compreender o que acontece à sua volta.
Para explicar fenômenos naturais, forças desconhecidas, ou para contar passagens importantes da nossa História, as pessoas comuns de todas as raças e religiões criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições.
O saber popular é aquele que atravessa o tempo pela comunicação oral das gerações, sendo recontado, falado, declamado ou cantado.
Cuca, Curupira, Saci-Pererê, Lobisomem, Mula-sem-cabeça existem na fantasia e imaginação de milhares de pessoas e fazem parte, de alguma maneira, da nossa memória.
Folclore, portanto, é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, músicas" danças, adivinhações, provérbios, superstições, brinquedos, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo o que faz parte da cultura e da memória de um povo.
No Brasil, as fontes do folclore são três correntes étnicas, que contribuíram para a sua formação: o português, o indígena e o negro.
O soldado
A vinda e cinco de agosto
Estou muito bem lembrado
Nasceu Duque de Caxias
O nome grande saldado
Com que alegria, colegas
Eu hoje venho saudar
A figura de Caxias
Nosso grande militar
Luiz Alves de Lima e Silva
A tua espada altaneira
Uniu e pacificou
Toda a Pátria Brasileira
Objetivo geral
- Levar os alunos a conhecer e pesquisar sobre o folclore brasileiro e local (Cajazeiras), como também resgatar o dia do soldado.
Objetivos específicos
- Resgatar o folclore local através de pesquisas
- Conhecer as lendas e mitos do folclore brasileiro
- Montar um mural sobre o folclore brasileiro e local
- Apresentar trava-linguas e parlendas
- Conhecer pontos turísticos de nossa cidade
- Tentar resgatar o dia do soldado
Justificativa
Como aproximação do dia do soldado, dia da cidade, como também a semana folclórica, aproveitaremos, para, através de algumas atividades valorizar a figura dessa profissional, conhecer lendas e mitos do folclore brasileiro, englobando também os 206 anos de nossa cidade.
Metodologia
Este projeto estar sendo trabalhado com dinâmicas de apresentação para quem ocorra a interação dos alunos, onde serão utilizados musicas folclóricas, desenhos, parlendas, historia do soldado, dia da cidade (Cajazeiras).
Irei utilizar brincadeiras com recortes de desenhos, leitura de livros infantil, isto para estimular a escuta e desenvolvimentos do alunos.
Cronograma
Este projeto estar sendo realizado desde o dia 15 de agosto e ira até o dia 23 de agosto de 2006, acontecendo de 9:00 ás 11:00 todos os dia da semana.
Dia 15/08/06 – A origem da palavra folclore
Dia 16/08/06 – Montagem de um mural sobre o folclore brasileiro e
O local (Cajazeiras).
Dia 17/08/06 – Lendas e mitos
Dia 18/08/06 – Texto expondo um relato sobre a cidade de
Cajazeiras
Dia 21/08/06 – Trava-linguas e parlendas
Dia 23/08/06 - Apresentação de uma peça envolvendo lendas e
Mitos do folclore brasileiro.
Referências
RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos
(eventos escolares), agosto segundo semestre.
Editora: Temar
Comissão especial do bicentenário. Cajazeiras
199 anos depois. Editora: Lucia Rolim,1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário